Vender joias: 10 passos para vender mais na internet

Vender joias: 10 passos para vender mais na internet

Você deve concordar que as vezes usar a internet para divulgar suas joias é meio complicado, não conseguindo visibilidade e nem vendas, certo?

A internet se tornou uma grande ferramenta para divulgar produtos e serviços e esse artigo foi feito para te ajudar a vender mais joias e alianças de ouro! Nesse artigo você vai aprender 10 passos para atrair mais clientes e vender mais utilizando a internet.

1 – Comece entendendo o básico para vender joias

a) Analise seu negócio

Toda empresa precisa de uma base forte para se sustentar e poder atender seus clientes com a melhor qualidade possível tanto no produto quanto no atendimento. Você pode começar fazendo uma breve avaliação SWOT, é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Com essa análise você consegue entender qual sua posição no mercado e possivelmente encontrar novas oportunidades, além de conhecer seu negócio de forma mais aprofundada. Para fazer, basta você listar suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

b) Tenha uma marca forte

Com uma marca utilizando design profissional, você consegue vender joias ou semi joias com mais facilidade. Uma marca bem construída gera confiança, aumentando o reconhecimento e facilitando a lembrança dos visitantes da loja de joias.

Veja bem.

Imagine você em uma rua, onde existem duas joalherias, uma tem faixada bonita, elegante e bem organizada, enquanto a outra é mediana. Qual das duas vai faturar mais?

Invista na construção de uma marca profissional e colherá bons frutos.

c) Defina seu público-alvo por tipo de joias

O sucesso de qualquer marketing para vender joias depende da definição do público-alvo, você precisa decidir qual produto quer vender mais e então fazer uma pesquisa para saber quais as necessidades, desejos e dores dos seus clientes.

No mercado de joias existem diversos públicos e para cada tipo de produto existe um perfil diferente, como por exemplo: Relógios masculinos (público formado por homens mais maduros), anéis de noivado (maior público de mulheres), anéis de formatura (jovens e adultos que estão na faculdade), alianças de casamento (jovens e adultos em um relacionamento sério) entre outros.

Para cada público e produto a estratégia de marketing é diferente, da mesma forma o anúncio das joias, busque estudar seu público alvo para poder realizar divulgações bem sucedidas. Para entender melhor sobre o perfil do consumidor de joias veja um artigo do Sebrae Mercados, onde tem informações valiosas sobre publico alvo do mercado.

d) Atendimento rápido e excelente

Hoje os clientes são carentes de um bom atendimento, muitos acreditam que ter um bom atendimento é um diferencial, não se engane, é uma obrigação!

Com a tecnologia, essa necessidade aumentou e exige mais esforços das empresas, principalmente quando se fala de rapidez para responder os clientes, seja por telefone, e-mail ou pelas redes sociais (onde demanda muita atenção).

Tente atender o mais rápido possível, se você não responder logo, provavelmente o cliente vai comprar no seu concorrente.

Seja simpático e esteja realmente disposto a ajudar, não só querer vender o seu produto rápido, cative o cliente que ele lembrará de você.

Até aqui você já viu o básico para estruturar sua loja de joias, continue assim que ainda tem muito mais dicas para vender mais. 😉

vender joias

2 – Seja a marca de joias mais forte da sua região

a) Seja o joalheiro número 1º da sua região

É comum a vontade de ser grande e vender joias para todo o país, mas são poucas empresas que têm investimento suficiente para alcançar todas as pessoas interessadas em joias no Brasil, não é?

De acordo com o IBGE foram registrados 1.095.535 casamentos civis em 2016, ou seja, tem muito mercado para aproveitar. É mais fácil ser forte na sua cidade do que no estado ou regiões maiores, pois o valor de investimento é menor e os resultados são melhores.

Uma grande parte dos compradores de joias preferem comprar na loja física, pois se sentem mais seguros, no entanto, antes disso eles pesquisam na internet e sua empresa deve estar lá para vender.

Este artigo da Exame mostra mais detalhes de como construir uma marca forte para o seu negócio, falando sobre posicionamento, escolha do nome, padronização entre outros assuntos.

b) Esteja no Google quando alguém procurar por sua empresa na sua região

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita e nela você pode inserir todas as informações da sua empresa, até mesmo adicionar fotos para uma visita virtual, tenha todos os dados preenchidos como, horário e dia de funcionamento, localização, telefone etc.

Para ativar, basta criar uma conta em www.google.com.br/meunegocio‎ e você receberá um código de confirmação para o Google ter certeza que o estabelecimento existe. Quando alguém fizer uma pesquisa no Google pelo nome da sua loja, ela encontrará uma tela parecida com a seguinte:

vender joias com o google

Digamos que você conversou com um possível cliente hoje, falou sobre seu negócio e o entregou um cartão de visitas.

Se ele estiver interessado ou gostado da sua conversa, provavelmente vai pesquisar o nome da sua empresa no Google, o que torna o Google Meu Negócio essencial para fortalecer sua marca.

O Google também prioriza pesquisas feitas na região, ou seja, se uma pessoa pesquisar por “loja de joias” em recife e outra pesquisar o mesmo termo em São Paulo, ambos terão resultados diferentes na busca, pois o Google quer mostrar as lojas mais próximas do usuário, como na imagem abaixo:

localização joalheria no mapa

Observação: Se possível, peça para seu cliente deixar uma avaliação no Google, dessa forma, sempre que alguém pesquisar verá comentários de outras pessoas, isso é uma prova social de que seu negócio é sério e de confiança.

c) Promova e participe de eventos

O mercado de joias está constantemente realizando eventos em praticamente todas as cidades do país, procure estar presente e também promova seus próprios eventos, que podem ser beneficentes, além de ajudar pessoas você agrega valor à sua marca.

3 – Dicas de Redes Sociais para vender joias

As redes sociais são o meio de divulgação principal aqui na Jumple Joias, com uso correto e campanhas bem definidas conseguimos atingir mais resultados e com essa experiência vamos mostrar algumas dicas.

Antes disso veja algumas estatísticas fantásticas sobre redes sociais no mercado:

  • 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. (Social Media Trends, 2017)
  • As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017)
  • O Facebook é a principal rede utilizada pelas empresas (97,6%), seguido pelo Instagram (63,3%). (Social Media Trends, 2017)
  • 63% das empresas investem em mídias pagas nas redes sociais. O investimento de mídia paga no Facebook é de 98,5%. (Social Media Trends, 2017)

 

Dica #01: Use imagens encantadoras e elegantes

Utilize as melhores e mais belas! O mercado de venda de joias e semi joias usa a imagem como sua principal ferramenta para conquistar o cliente, a maioria dos compradores levam os produtos pela beleza e detalhes.

Se possível invista em um fotografo para produzir fotos originais, pois devemos ter cuidado com direitos autorais utilizando imagens do Google.

Não utilize imagens com baixa resolução ou embaçadas, isso resulta diretamente em como o cliente vai enxergar seu negócio. Tire fotos dos produtos, da loja, de clientes, funcionários, modelos (podendo ser da família) e divulgue nas redes sociais.

Dica #02: Interaja com os seguidores

Procure manter uma relação com seus seguidores, curta suas postagens, comente, elogie etc. Quanto mais você interage com seus clientes, mais eles fidelizam sua marca e consequentemente recomendam.

Dica #03: Peça e use os depoimentos de clientes

Sempre peça um depoimento de seu cliente para saber qual a experiência dele com a compra e, com devida autorização, divulgue nas redes sociais, isso serve como uma prova social que vai gerar mais credibilidade e confiança na mídia.

Dica #04: Use Hashtags

As hashtags são muito populares e podem ajudar sua empresa a ter mais visibilidade. Muitas pessoas buscam hashtags a procura de assuntos específicos ou até mesmo produtos/serviços, se você utilizar a hashtag de acordo com seu público-alvo, possibilitará vendas de suas joias que estarão na lista de posts relacionadas com a hashtag escolhida, como por exemplo, #casamento, #noivado, #noivos, #compromisso entre outras.

Dica #05: Utilize fotos dos bastidores

Use as redes sociais para postar as fotos do seu ambiente de trabalho, fabricação das suas peças, funcionários trabalhando, comemorações internas, organização da empresa, entre outros. Os usuários vão para as redes sociais para verem outras pessoas, imagens com pessoas têm mais visibilidade.

Dica #06: Dica de ouro para vender joias

Atenda seus clientes pelas redes sociais com rapidez e simpatia! Se você iniciar uma conversa de venda pelo instagram, tente terminar a venda por lá mesmo e tire todas as dúvidas do seu cliente. As pessoas se distraem facilmente e se você pedir para que ela ligue ou envie mensagem para o Whatsapp, provavelmente vai perder a venda.

4 – Utilize blog para agregar valor e conquistar clientes

Já imaginou ser encontrado no Google por uma pesquisa do seu produto sem ter que pagar nada?

É impressionante!

Com um blog bem construído e alguma técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) você pode vender joias e semi joias com ótimos resultados. O objetivo aqui é criar conteúdo útil e relevante para seu público-alvo, dessa forma você consegue atrai-los e ajuda-los.

Um bom conteúdo fica entre os primeiros do Google, pois é isso que o algoritmo faz, quando alguém pesquisa algo como “alianças de casamento” o Google mostra os resultados de conteúdos mais relevantes e de maior qualidade, ou seja, que realmente sejam úteis para quem está pesquisando.

Mais de 600.000 pessoas pesquisam no Google por alianças de casamento, de namoro e de ouro no Brasil, já pensou se seu site ou loja virtual estivesse na primeira posição do Google? Veja algumas incríveis estatísticas sobre SEO (Otimização para mecanismos de busca):

  • A estratégia de SEO é adotada por 69,3% das empresas. (SEO Trends, 2017)
  • 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras. (Retailing Today, 2014)
  • Em 2015, 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto ao realizar uma pesquisa em seu smartphone. (SEO Trends, 2017)

Produza conteúdo de qualidade para seu blog e utilize boas técnicas de otimização que colherá mais frutos.

5 – Promoções atrativas

As promoções são o grande atrativo para vender mais joias, semi joias e alianças de ouro. Gaste tempo pensando em uma boa chamada. Existem diversas formas de criar promoções e algumas das mais utilizadas é criando divulgações com feriados e dias comemorativos, como por exemplo:

  • Dia dos namorados;
  • Dia das mães;
  • Feriados do fim de ano como o Natal;
  • Descontos especiais para aniversariantes;
  • Promoções exclusivas para eventos;
  • Descontos por tempo limitado (exemplo: duas semanas)
  • Entrega grátis (um ótimo atrativo caso tenha uma loja virtual)

Desconto são sempre atrativos, uma divulgação com “15% a 45% off” sempre vai funcionar bem, mas a melhor forma de planejar é conhecendo bem o seu público-alvo e entender suas necessidades.

6 – Anúncios de joias

 

anuncio de joias

Um bom anúncio para vender joias ou semi joias deve ser bonito e profissional, aliás, estamos falando da imagem da sua empresa e cada divulgação que você cria é transmitido um pouco sobre seu negócio.

Depois de decidido qual promoção utilizar, invista em um bom design para criar as peças de divulgação. Não arrisque fazer sozinho se não souber, o barato pode sair caro.

7 – Use e-mail marketing para se relacionar com o cliente

A maioria das pessoas que visitam uma loja virtual saem sem fazer a compra, isso pode fazer com que elas comprem de seu concorrente, com o e-mail marketing, é possível captar o e-mail do visitante e enviar mensagens de forma automática, isso faz com que sua marca esteja sempre presente no cotidiano do cliente, apresentando novas promoções para vender joias. Veja alguns dados importantes sobre e-mail marketing:

  • Três quartos das empresas concordam que o email oferece de um “excelente” a um “bom” ROI.(The Radicati Group, 2016)
  • O uso de email em todo o mundo atingirá 3 bilhões de usuários em 2020. (The Radicati Group, 2016)
  • 86% dos consumidores gostariam de receber emails promocionais de empresas com as quais fazem negócios pelo menos uma vez por mês, e 15% gostariam de obtê-los diariamente. (Statista, 2015)
  • É comum acontecer de um possível cliente querer o seu produto (depois de visto seu anuncio) mas naquele momento não está preparado para a compra, seja por falta de orçamento ou esteja viajando. Se houver uma opção de assinar o e-mail para receber novas promoções ou ganhar um cupom de desconto, isso vai ajudar a lembra-lo de retornar à loja.

Existe um artigo fantásticos no blog da Resultados Digitais que tem tudo que você precisa saber sobre E-mail Marketing e os resultados que a estratégia pode trazer. Acesse o link para ler.

8 – Invista na mídia digital para vender joias

Esse é o ponto que vai definir o quanto você conseguirá crescer dependendo do seu investimento. Existem diversas formas de divulgar suas joias com anúncios na internet e aqui vou citar as principais que são Google, Facebook e Instagram.

Tenha em mente que esses investimentos dependem da situação atual da sua empresa, se você tem orçamento para criar uma loja virtual e promovê-la no Google, faça!

A rede de busca do Google funciona da seguinte forma, uma pessoa faz uma pesquisa como “Anéis de formatura” e os primeiros resultados que aparecem são de anúncios pagos.

O Google utiliza a forma de pagamento como CPC (Custo Por Clique), ou seja, você só paga se alguém entrar em sua loja online.

O que torna essa forma de divulgação excelente é que somente as pessoas com interesse em anéis de formatura irão clicar no seu anúncio, aumentando as possibilidades de venda. Os anúncios são mostrados da seguinte forma:

anuncio de venda de joias

Se você ainda não quer investir em uma loja online, não tem problemas, o Facebook e Instagram conseguem ajudar na divulgação de sua loja física.

Com eles podemos criar anúncios para pessoas próximas do seu local de negócio ou na sua cidade e com um público-alvo bem definido, basta impulsionar suas publicações para alcançar mais pessoas.

O Facebook utiliza várias formas de pagamento, a mais comum é a de “impressões” que são quantas vezes seu anúncio foi visto, possibilitando um controle incrível dos resultados obtidos.

9 – Faça boas parcerias

As parcerias geram muitos resultados quando feitas com pesquisa e análise. Busque parceiros com certa ligação do seu mercado, veja se ele é ativo na mídia online, se tem uma boa reputação com bons comentários e clientes satisfeitos. Algumas dicas de parceria que podem ajudar:

  • Organizadores de casamentos;
  • Fotógrafos de casamento, formaturas etc;
  • Lojas de varejo de roupas de alta qualidade;
  • Lojas de antiguidades;
  • Lojas de relógio;
  • Igrejas; e
  • Blogs de noivas;

Faça promoções exclusivas para parceiros, bonificações, recomendações, divulgue nas suas redes sociais (da mesma forma seu parceiro), organize eventos juntos etc.

10 – Trabalhe com um especialista

A maioria das pessoas não conseguem fazer tudo isso sozinhas, se você achar que é necessário, procure uma agência de marketing profissional que pode te ajudar a conseguir vender joias e semi joias com maiores resultados, principalmente quando a equipe é especializada em um mercado especifico, como moda, fotografia, ou mesmo marketing de joias.

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